19 junho 2011

Tatuagem Oriental - Dragões

Dragões são criaturas mitológicas que aparecem em várias lendas e contos. Existem dois tipos de dragão, o ocidental e o oriental. Os dragões ocidentais são geralmente mostrados como criaturas más, que cospem fogo e destroem vilarejos, entre outras coisas. Já os dragões orientais são geralmente criaturas benevolentes e protetoras das famílias, da fertilidade e da boa sorte.

O dragão oriental, é um misto de vários animais: olhos de tigre, corpo de serpente, patas de águia, chifres de veado, orelhas de boi e bigodes de carpa.
De acordo com a mitologia chinesa, foi um dos quatro animais sagrados convocados por Pan Ku na criação do mundo.
Eles eram reverenciados como semi-deuses porque eram a fonte principal da chuva que os chineses viam como essencial para a vida. Mas, quando insatisfeitos, podiam causar inundações. Eram benevolentes mas tinham um humor inconstante.


Os dragões chineses têm cinco dedos. Os chineses acreditam que todos os dragões orientais são originários da China e que quando eles voavam para longe eles começavam a perder dedos. Quanto mais longe fossem, mais dedos eles perderiam. Então, os dragões coreanos têm quatro dedos e os japoneses apenas três.
Já os japoneses acreditam que os dragões orientais são originários do Japão e que quando vão para longe ganham dedos.


Alguns contos orientais falam de dragões segurando uma poderosa pérola. Dizem que este é o tesouro mais cobiçado do dragão. Acreditava-se que estas pérolas eram lágrimas da lua. Algumas dessas lágrimas foram engolidas por ostras. Algumas foram pegas por dragões e outras foram dadas aos que necessitavam.

Existem vários tipos de dragões chineses ou orientais, cada um com um atributo. São eles:

Dragão de chifres - Conhecido como Lung. São os mais poderosos dos dragões orientais e completamente surdos. Têm o poder de produzir chuva. A cabeça aponta para o sul e a cauda para o norte. São o símbolo do leste e do sol.
Dragão celestial - Protege a mansão dos deuses.
Dragão espiritual - Cria chuva e vento para os homens.
Dragão dos tesouros escondidos - Ajuda a vigiar a riqueza escondida.
Dragão espiral - Vive na água, principalmente lagos e águas profundas.
Dragão amarelo - É especialmente importante, pois este dragão surgiu da água e ajudou o imperador Fu Shi mostrando-lhe a escrita.
Dragão rei - É na realidade quatro dragões e esses dragões vigiam os quatro mares principais. Eles eram honrados e respeitados, pois eram a eles que os chineses recorriam se houvesse pouca ou nenhuma chuva. Os quatro viviam no norte, sul, leste, oeste ou nas águas.

As cores dos dragões também são importantes. As cores são o branco, vermelho, preto, azul e amarelo.

Os pretos são o símbolo do norte. Eles causam tempestades quando lutam no ar.
Os azuis são o símbolo do leste e são o sinal da chegada da primavera.
Os amarelos são isolados e andam sozinhos. Eles aparecem no "momento perfeito" e no restante do tempo ficam ocultos. Também são os dragões mais reverenciados.
Os vermelhos são o símbolo do oeste e, assim como os pretos, também causam tempestades ao lutar no ar.
Os brancos são o símbolo do sul. Como o branco é a cor do luto na China, esses dragões são sinal de morte, embora os chineses não o considerem mal.


Um comentário:

Anônimo disse...

A fila andou Dennis.

Parece fila de banco ou Inss (rsrsrs)

Link inserido com sucesso no:
http://linkandovoce.blogspot.com

Vamos divulgar seu trabalho artista.

Abraço