19 junho 2011

Tatuagem Oriental - Carpas

Símbolos de força e masculinidade no Japão, as carpas (Koi) são conhecidas lá como "peixe guerreiro". Tem também o significado de boa sorte, perseverança, poder e indepêndencia. No Budismo representa coragem.

De acordo com uma lenda japonesa, se uma carpa conseguir subir um rio até o ponto onde se encontra o chamado "portão do dragão" ela pode se transformar em dragão ao passar por ele.

Um dos principais motivos para a carpa ser um peixe tão cheio de simbolismo no Japão se deve ao fato de que elas nadam contra a correnteza, não importando as condições do tempo, o quanto possa ser difícil e nem as cachoeiras no percurso. Elas continuam nadando como se estivessem em uma missão.

Dizem que quando uma carpa é retirada da água ela se move muito pouco, ao contrário dos outros peixes e que, quando colocada sobre uma tábua de corte, também não se move e espera a facada sem um único tremor. Isso é visto por muitas pessoas como um símbolo de coragem diante da morte iminente e é uma qualidade que pode ser comparada à coragem inabalável dos guerreiros samurais para enfrentar a espada.

Uma tatuagem de carpa nadando para cima, significa que a pessoa é independente e não é facilmente influenciada pelos outros nem pela sociedade.
Também pode significar força durante períodos difíceis, coragem e determinação em buscar seus objetivos, enquanto a carpa nadando para baixo significa que esse objetivo já foi alcançado.


Nenhum comentário: