A tatuagem está cada vez mais popular. Recentemente vimos um exemplo disso no Fashion Rio com o desfile da Auslander que trouxe o, até então desconhecido para a maioria, Zombie Boy para desfilar pela marca. Mas isso é assunto para outro post...
Apesar de toda essa popularidade, você sabe alguma coisa sobre a história desta arte milenar, como a origem do nome, por exemplo? Não? Então vamos lá. Um pouquinho de história.
A origem do nome
Em 1769 o comandante James Cook ancorou o navio Endeavour da marinha Britânica em uma ilha do Taiti. Os desenhos que os nativos traziam gravados na pele chamaram sua atenção e ele quis saber o que significavam e como eram feitos. Descobriu então que os nativos perfuravam uns aos outros utilizando uma ferramenta feita de madeira, casco de tartaruga e um pente de ossos afiados (‘au) no que parecia ser um ritual sagrado. Para perfurar a pele e introduzir a tinta os nativos batiam com outro pedaço de madeira na parte de trás da ferramenta. Os nativos chamavam isso de tatau por causa do som produzido pelas batidas repetidas.
Dias depois o capitão Cook anotou então em seu diário, ao lado dos retratos que mandou fazer dos homens e mulheres tatuados: tattow. Surgia aí a palavra em inglês tattoo (tatuagem).
Retrato do capitão James Cook
'Au, ferramenta de tatuagem utilizada pelos nativos, feita de madeira, casco de tartaruga e um "pente" de ossos afiados
Exemplo do estilo de tatuagem utilizada pelos nativos